-
Arquitetos: Jeferson Branco Arquitetura
- Área: 51 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Lio Simas, Fábio Jr. Severo, Alessandra Schimit Pinho
-
Fabricantes: Adobe, Altenburg Haus, AutoDesk, By Kamy, Chaos Group, Coral Tintas, DiMarmo, Ecodecor, Evviva Bertolini, Jeferson Branco, Korvo Industry, Misci, Portobello, Reveev Colchões, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Num espaço de 51m² cabe um Brasil inteiro e o arquiteto Jeferson Branco pode provar. Tem amendoeira, rede de palha, espelho de moldura laranja, as xícaras e pratos da casa da vó, e até armários azul calcinha no Estúdio Manifesto que ele assina na CASACOR Florianópolis 2021. A mostra, tem como mote “A casa original” e tem entre os seus 21 ambientes toda a inquietude do arquiteto de 27 anos que quer chamar a atenção pela provocação do conjunto da obra.
“Projetamos o palco para vida. Sou apaixonado por criar espaços inspirados pelo comportamento sociocultural do povo brasileiro e suas diferentes belezas como ferramentas para projetos que constroem memórias``, diz Branco sobre a inspiração que sugere de nostalgia à reflexões sobre os contrastes do Brasil.
O estúdio cheio de borogodó assinado por Jeferson Branco é uma instalação manifesto que retrata, entre outros desagrados, a indignação do arquiteto com a desvalorização dos bens naturais e o extrativismo desenfreado no país. Esta causa, inclusive, é apresentada ao público com a exposição de rochas exóticas extraídas na Bahia e em Minas Gerais, e majoritariamente exportadas para EUA e Ásia. Ao mesmo tempo, na sala, cozinha, quarto e banheiro, itens de decoração da cultura popular brasileira como filtro de barro e tapete de sisal, por exemplo, agregam no mix de elementos em voga nos lares contemporâneos compondo o atual design high-low, onde marcas ou produtos de alto valor agregam com acessórios e acabamentos de baixo custo.
“Alinhado ao conceito geral da mostra, “A casa original”, este projeto quer traduzir a verdadeira casa popular brasileira, onde elementos de decoração tradicionais protagonizam no ambiente lado a lado com acabamentos de alto padrão, contraste que retrata e gera questionamentos quanto a desigualdade social e descaso com essas questões que o país enfrenta”, define Jeferson sobre seu projeto.